segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pessoas em dia de Festa

                       Tó Zé , Isabel , e a Srª Rosalina á conversa com visitante
          O Tempo ajudou e o José ,a Irene e a Edite vieram para a rua ver as Festas
E os quatro conversando iam vendo algumas fotografias expostas de Festas anteriores.
 Luis , João Alberto ,José da Pataca ,Joaquim Rascão

No Tempo das Víndimas

O Rui e a Sílvia Moreira Ferraz em cima do carro que transporta a Tina com as uvas. Era o tempo das Vindimas nos anos 80.Foto tirada á porta da avó Amélia . 

domingo, 30 de janeiro de 2011

FESTA DE S.SEBASTIÃO 2011

O Nosso Padroeiro S.Sebastião é levado no andor por vários Militares das diversas forças Militares e da Guarda Nacional Republicana,continuando uma tradição iniciada por Ex-Combatentes da Grande Guerra 1914-18 ,passando pelos que estiveram na Guerra do Ultramar , e hoje por aqueles que estão no Exercício das suas funções .

FESTA DE S.SEBASTIÃO 2011

                    Em cima O celebrante que Presidiu á Eucaristia e á Procissão
Nesta foto os Juízes da Festa
Hoje dia 30 de Janeiro de 2011 vamos ver algumas fotos " apenas um cheirinho"para alguns nossos Conterrâneos e não só ,que não poderam marcar presença,matarem saudades .                                                                                                                                   

FESTA DE S.SEBASTIÃO 2011

 Muitos Andores com Chouriços,Bolos e Notas,faziam parte da Procissão que percorreu algumas Ruas da nossa terra.





Os Cestos muito bem ornamentados e Recheados iam á cabeça de Meninas e Senhoras

FESTA DE S.SEBASTIÃO 20011

                                    Imagem do Sagrado Coração de Jesus
                       Um Grupo de Senhoras com Nossa Senhora de Fátima
        Nossa Senhora da Conceição é Transportada por Estudantes Universitários

Restaurante da Festa

 As Lanternas estavam despejadas ,mas os pratos também.São Grandes Garfos
As tradicionais Filhoses e o Café da Avó eram noutro local.A Laurinda sabe da coisa,
Na sexta-feira a cozinha serviu umas Misturadas aporcalhadas á moda do Valado que estavam muito boas,que o digam os elementos que estavam na mesa 5...

OS GAITEIROS


Quando ouvia falar de um grupo de Gaiteiros que vinha percorrer as ruas da minha Terra ficavam muito entusiasmado .Passados alguns anos e como já não era novidade,eu já estava a ver 3 ou 4 elementos, um tocava Bombo e os outros ,Gaitas de foles,Indivíduos já não muito novos. Este ano fiquei surpreso com o Grupo que veio ao Valado. Oito Rapazes e uma Menina .Muita qualidade e Simpatia . EQUIPA ESPIRAL DE BRAGA,assim se chama este grupo, que deu hoje inicio ás Festas da nossa Terra.

sábado, 29 de janeiro de 2011

RANCHO FLORES DO CAMPO

O Rancho Folclórico Flores do Campo de Valado dos Frades em mais uma das suas muitas actuações .

MONTRAS


Como já foi referido anteriormente , as Montras "pelo menos " aqui no centro do Valado estão ornamentadas com muito bom gosto e variam muito entre si . Na foto de cima uma cama antiga num quarto onde a mesinha de cabeceira e o candeeiro de petrolio não faltam ,bem assim como o quadro na parede,á porta um casal.
Nesta de baixo várias imagens entre os quais S.Sebastião colocados em andores. Bolos e chouriças também marcam presença.

Andores-Taboleiros


Os Andores ou Taboleiros estão a ser preparados para serem transportados na Procissão no próximo domingo 30-1-2011. Nestes dois já se podem ver ,as Chouriças os Bolos etc. á excepção de meia duzia de pessoas ,quem está a ver o Blogue vê estes arranjos 1 dia antes de serem públicos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Belezas da Natureza

 AO CAIR DA TARDE , DA FOZ DO ARELHO VIRADO PARA AS BERLENGAS
 AQUELA CLARIDADE PARECE POISADA SOBRE O MAR.....
AQUI ,SE REPARAR,AINDA QUE MUITO LONGE, A SENSAÇÃO DE QUE AQUELA PEQUENA MANCHA POR CIMA DAS BERLENGAS , SÃO OS CORVOS QUE PASSARAM PARTE DO DIA NA FOZ OU LAGOA DE ÓBIDOS E REGRESSA AO CABO CARVOEIRO... Á NAU DOS CORVOS !

Encontro do Acaso

Encontro ocasional . Era domingo dia de Festa dos Dadores B.Sangue do Valado Enquanto aguardavam a passagem "desfile" das Ambulâncias , Maria ,Regíola ,Madalena e Lara. Enquanto conversam são surpreendidas pelo fotógrafo e fazem um HÁ de surpresa.

Ti Maria "Badeleira"

No passado sábado andava de volta da limpeza de sua casa,peguei com ela,então como vai ? ó Migo está a custar,já tenho muitas dores . Quantos anos fez ? 50 ? Ó, ó, oitenta ,e não digo o resto... há! e não queria sentir já algumas dores ! Maria Carvalho   " Ti Maria Badeleira ".

RANCHO FLORES DO CAMPO

O Rancho aguardava o fim da Missa no dia 20 de Janeiro para em desfile até á Praça  fazer a sua Exibição dando inicio aos Festejos . A Rita vai ser porta Estandarte.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MONTRAS

As Montras das Casas Comerciais no Centro do Valado já estão "quási "todas preparadas com motivos Valadenses para as Festas deste fim de semana.

Passear á Beira Mar

A tarde de ontem 25 de Janeiro estava mesmo convidativa para passear á beira Mar onde as águas pareciam adormecidas tal a suavidade com que deslizavam. O Sol estava brilhante e a temperatura rondou os 18 graus. O Álvaro Antunes e Esposa não deixaram de aproveitar esse facto .

Diplomas aos Dadores

Na festa dos 20 anos da Associação dos Dadores de Sangue foram distribuidos Diplomas aos Dadores. Uma Recordação pelo facto.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LINDO

Linda  imagem" feita a meu pedido " neste Estabelecimento cujas portas estão abertas como quem quer caracterizar algo que já existiu no Valado ,ainda  com um aspecto muito bom ,e cujo interesse não é vender . Pois este casal  de extraordinária Jovialidade
ali está no balcão tendo o cliente amigo da casa aceite contracenar nesta cena. O que tem graça é que os três foram belíssimos Actores Amadores de Teatro. Acácio,Maria ,A. Calado. Ontem 24-01-2011

UM BOM GESTO

O Valado esteve presente numa iniciativa de Ajuda a uma Instituição de Alcobaça.
Solicitaram aos Agricultores da nossa Terra " Bem Correspondido"produtos para ,fazer uma retrospetiva de tempos idos,com bom êxito, e cujo resultado foi entregue á dita Instituição. A tia Zarra,Teresa,Lubelia,Vitoria e outras que me não lembro o nome.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

No Carnaval 1992

A Vitória aqui na foto com outros personagens,até conseguio que uma Irmãzinha se trajasse de Valadeira aqui ao lado da Dolores Freitas .Foto de 1992, Época ? Carnaval.

Terceira Idade

O Parque das Merendas foi o Cenário escolhido pelo Centro Social para uns momentos de distração para as Pessoas de Terceira Idade. A Tia Rosalina  a Vitória, Ana e Mª Amélia estão dançando o vira e os restantes conversam ou distraem-se vendo e aplaudindo a cena.                1994

Aniversário

Ó Joaquim , eu não me esqueceu que o Menino fez anos no dia do Padroeiro,mas não quis dar a conhecer para o amigo não ter que abrir mais umas garrafas de Champagne e ter que comprar um bolo maior .Parabéns, J.Ferraz .foto 1956

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Profissão de Fé

Nos anos 60 no dia da Profissão de Fé ,Lina e Eduarda no jardim tiram a foto da  praxe.                                                                                                                     

Preparando as Chouriças

 Um Profissional,e a Máquina Moendo a carne que vai ser distribuida pelas mesas ,
onde 40 ! mulheres aguardam para encherem e fazerem as Chouriças e Negrinhos . 

40 Mulheres e 5 Homens,uma tarde trabalhosa mas divertida, para que a qualidade seja
um convite para quem compra,o desejo de voltar a comprar .
ATENÇÃO SR.VISITANTE,AS FESTAS DE S.SEBASTIÃO SÃO NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA.SEXTA,28-SÁBADO,29-DOMINGO 30 . ONTEM ,DOMINGO 23 VEIO MUITA GENTE ENGANADA,POR NÃO SABER DESTA ALTERAÇÃO.

Preparação das Chouriças

Aguardando a Carrinha que as anda a transportar para os fumeiros que estão á espera para o último tratamento.

Depois de Cheias e atadas vão para as bacias

domingo, 23 de janeiro de 2011

MEU PAI

Faz Hoje 55 Anos que Faleceu ,23-01-1956-13H
João Luiz dos Santos ," João Latoeiro "  MEU PAI .

4 Vizinhos

A ANA á janela mais a KiKas a menina dela,como diz , e os vizinhos,Manuel e Lina,estão
á espera da chegada da Via-Sacra .Maio de 2010

DAR SANGUE É DAR VIDA

Para dar Sangue ,Faz uma Ficha, É vista pelo Médico,tem condições vai para a marquesa e tira-se o Sangue . Depois vai restabelecer-se um pouco com um pequeno almoço que está á sua espera e é bem merecido.

GRULA Nazaré

Com Pompa e circunstãncia foi Inaugurado o Cash de Nazaré em Outubro de 1992.
Foi um valor " na altura"muito grande para o comercio local e concelhos limítrofes . Foi um dos bons empregadores no nosso Concelho,(26 Pessoas). Nas fotos muitas caras conhecidas.