Dar a conhecer o Vallado


Documento de 1759 dirigido ao Pároco da Pederneira de que o Vallado era um Lugar
 Eram uns quesitos inquirindo dos possíveis estragos ocasionados pelo Terramoto de 1755
 Em cima no seu conteúdo Original e nos dois seguintes a sua Tradução ,por difícil leitura.
 Nestes últimos com uma pequena ajuda, embora se perceba razoavelmente o conteúdo.De 1812 .
Vou a partir de agora dar a conhecer algumas Fotocópias de Documentos Originais escritos nos anos a que se referem os Acontecimentos (o que lhes dá toda a crediblidade) e se referem ao VALLADO .





                                                     ROL DOS CONFEÇADOS de 1812

O manifesto que era feito pelos párocos nas paróquias e enviado para as dioceses, para saber o numero de agregados familiares e de pessoas em cada paróquia e o total do país, todos os chefes de família tinham que obrigatoriamente o fazer anualmente, idêntico aos  Censos que se fazem actualmente de 10 em 10 anos  . O documento deste Registo é de 1812 .

 Que Eu conheça do Valado é a mais antiga foto da sua Vista Geral no Ano 1930/31
Decorria o Anno de 1872 e depois no ano de que constam estes dois documentos de 1875 e quero chamar a atenção para alguns pormenores como sejam alguns lugares populacionais que constituíam o Vallado tendo como os dois  mais potentes os Moinhos que em outros escritos aparecerão como Águas Belas  ou Rio dos Moinhos e o Casal da Moita .Se contarem os Moinhos tem nesta data 62 Pessoas e a Moita 53que residiam em 21 Fogos sendo que neste ano o Valado era constituído por 240 Fogos nos quais estavam incluídos outros lugares como Quinta do Pinheiro , Dazanexos da Maiorga , Quinta da Torre etc.
É possível que para os menos interessados se torne massador estas descrições... mas o VALADO merece que se conte o que foi o seu passado e a sua Progressão até á alguns anos !!!


Dar a conhecer o Valado sem falar da Quinta do Campo seria cometer a maior de todas as injustiças .Seria ousadia da minha parte tentar historiar o que representa o símbolo mais antigo do Valado,Herança dos Monges de Alcobaça que depois da sua forçada saída em 1834 foi vendida ao Conde de Vila Real e passado pouco tempo "nos anos 40 do século XIX" ao cidadão de origem Espanhola Manuel Iglésias de quem descendem os actuais proprietários Colares Pereira.Foi esta Granja dos Coutos de Alcobaça uma das primeiras Escolas Agrícolas de Portugal e era o Celeiro do Mosteiro de Santa Maria .É já na posse de Manuel Iglésias que por aquela propriedade passam Pessoas que ainda hoje são reconhecidas no Valado como mais importantes figuras nascidas na nossa terra,de quem brevemente falarei .

Num anterior "Dar a Conhecer O Valado" dizia que havia lugares pertencentes á Freguesia de VALLADO com mais ou menos Pessoas e um dos quais era este da Quinta do Pinheiro ou Dezanexos da Maiorga porque aquele lugar foi primitivamente pertença desta Freguesia. Nas fotos podemos ver uma placa que faz alguma referencia ao facto,na 3ª e 4ª eram as Quinta do Almirante ,do Magalhães e do Ruivo que é onde está a Quinta do Pinheiro e nesta última "de pouca qualidade" o Rio que faz a divisão das Freguesias Maiorga e Valado .



                                         Estes Escritos referentes ao ano de 1892 são de um dos lugares do Vallado aqui chamados de Rio das Águas Belas e Casais das Azenhas que noutros os designam como lugar dos Rios dos Moinhos que ao que está escrito noutros documentos foi quem recebeu Foral muitos Séculos antes de Vallado. RIO dos MOINHOS porquê ? se repararem nos escritos tracejados a amarelo estão as Profissões dos habitantes e os MOLEIROS predominam,daí para haver Moleiros tinham de Haver Água nos Rios para moverem Moinhos e Azenhas ,já que não eram de Vento-              

 Este pequenino Regato reconstruido á meses fica junto á nascente de onde vinha toda a água
Depois as imagens referem algumas casas Moínhos até há bem pouco tempo existentes ao longo do caudal que fazia andar as Mós que depois de gastas serviriam para colocadas nos Rios  lavarem as roupas e até para nelas se instalarem meninas para fazer uma fotografia. O Ti António Patareco foi o Último dos Moleiros no Valado e o seu progenitor Ti Zé Patareco ali vai de saco de farinha ao ombro para entregar no Valado que fica aí a uns dois Quilómetros de distancia. HÁ ,o nome das meninas ? Maria de Nazaré ,Valentina Pereira ,Jesuína Lopes e Etelvina Gaspar em 1937

Vista de parte do Valado tirada  do local antigo Moinho do Arcanjo
 Alguns escombros de casas ainda existentes
 A Ti Gertrudes nasceu e viveu na Moita até muito tarde
 Ao lado destes restos está um grande e bonito Pomar
                                                                O Ti Joaquim Correia
Ele e outros habitantes daquele lugar da Moita ,como os Fagotas os Geadas os Carraus foram dos últimos a deixarem aquele lugar.
A Moita é como as Águas Belas mais velha em termos de População que aquela a quem mais tarde se juntariam "Freguesia de S.Sebastião" do lugar do VALLADO do termo da Vila de Alcobaça.
Ainda hoje existem nomes como Fortunatos,Peças,São Pedro,Bentos,Grácios, que eram oriundos da Moita
Também como já foi referido em temas anteriores constituíam estas Famílias á volta de 70 Pessoas muitos deles ainda Graças a Deus estão entre nós.

 Uma Vista do Valado "parcial" tirada do cemitério de Maiorga ,ao fundo o Monte S.Bartolomeu
                                   Carvalho uma Árvore Tri-Centenária
                                        A 80 cm.do solo tem 4,80 m de diâmetro
É a Árvore mais antiga existente no Valado e resistente aos atentados de que tem sido alvo,basta reparar-se nas brechas existentes no seu tronco e raízes ainda que algumas feridas tenham sido feitas em nome do progresso . Ultimamente parece estar a dar-se mais atenção á sua preservação. Atendendo  a uma Lenda que existe quanto ao Tesouro dos Monges de Alcobaça escondido no Valado quando da Invasão Francesa em 1810 esta Árvore já terá mais de 300 anos.

                                 O Valado visto do Casal do Mota "Famalicão"
                                              Os Dois Compadres na nossa "estória "
Só A Luz da Lua dava claridade ao trabalho naquela noite em que os Compadres cavaram desalmadamente á raiz daquela árvore em busca de tão valioso Tesouro ali escondido segundo os sonhos de diversas noites de um deles por sinal o mais medroso, Como não tinha coragem para sozinho dar asas aos seus sonhos acabou por contar ao seu Compadre que ao contrário do sonhador era destemido e malicioso. Nos meus sonhos foi aqui que os Monges de Alcobaça quando da Invasão Francesa em 1810 esconderam o seu tesouro,tá bem diz o espertalhão ,vamos lá quando for por volta da meia noite. Assim foi ,escuro como breu lá vão eles levando de baixo do capote cada um sua enxada ,um de um lado e o outro do outro. ás paginas tantas sentindo que sua enxada tinha batido em algo estranho o Malandro diz para o sonhador: ò compadre estou a ficar cheio de medo até os cabelos se me estão a arrepiar ,vou-me embora o compadre se quiser ficar fique.... Eu ? vou já consigo. Vieram-se embora ,quando o apanhou em casa  o malandreco voltou ao local e dizem as más línguas que terá trazido de lá uma fortuna. Cá Para Mim o sonhador continua a sonhar
o malandreco não terá trazido nada e o tesouro ainda está de Pé mas Muito Mal Tratada é a ÁRVORE .
A pesar de ser uma História a realidade é que na verdade e já no meu tempo de vez em quando abriam verdadeiras crateras em volta dela nada mais conseguindo que umas cansadelas e deixado no estado em que se encontra aquela Relíquia ao fundo da Rua do Clube.
Nota: Tenho esta Lenda escrita com mais pormenores e dados Históricos .