segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Festas de Janeiro 2011

                                Herminia e António Coreixas com Vara das Couriças
                                   Muito bem ornamentado e recheado este andor Familiar

                                 E o Andor do Sagrado Coração de Jesus
também transportado por uma família ( Lurdes R.Bonito)  Fotos de José Nascimento

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Cicerone dum Passeio

Na verdade este amigo mais parecia um cicerone profundo conhecedor da área e de tudo que nela existe
era ao entardecer da tarde e naquele lugar iam passar os Corvos que iam de volta ao Cabo Carvoeiro para a Nau dos Corvos. Não tardaria 5 minutos que tal acontecesse. Obrigado Jaime pelo passeio.

Carnaval 2006

Já não havia força para andar a noite tinha sido longa e ás 10 da manhã... até o chão dava para descansar.

Carnaval

O Carnaval este ano até serve para disfarçar as dificuldades que existem e tentamos esquecer. O Carnaval durante alguns anos era uma forma de máscara em que os pobres se vestiam de ricos os ricos de pobres as mulheres de homens e vice versa. Hoje ? se calhar é igual ? A foto é de 2006 . . São Valadenses, vinham do baile de segunda para terça ás 9,30 da manhã.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Gente da Bola em 1954

Era sempre um dia muito bem passado quando o Valado ia jogar futebol a qualquer lado .Organizava-se uma excursão e ia tudo junto Jogadores,Directores e Acompanhantes. Camioneta cheia lá iam os turistas. Quando íamos para Mira D'Aire ,Minde ou Amiais de Baixo ,quási sempre os farnéis para o almoço eram abertos e comidos em Fátima . Lá bem no Alto da Serra D'Aire  se fazia a fotografia para hoje podermos ver o Grão o Leco  o António Preto o Zé Chaves o João Alberto o Alberto e Aníbal .Estávamos em 1954
ainda só fazíamos jogos não oficiais . Ó João ,dos 7 só cá estamos nós .

Memórias do Centro Social

Nas Memórias realizadas no Centro Social " Creche " no ano passado,tendo reuniu algumas dezenas de pessoas que relembraram a sua participação no arranque daquela que é a Maior e Melhor Instituição do Valado. Na foto Hora do almoço nesta 1ª mesa ,Carolota ,Maria ,José e Mª Alice .Uma tarde bem passada.

Os Cestos na Festa

Ainda os Cestos das Festas. São várias  e divergentes as apreciações e opiniões quanto aos gostos das pessoas..Os cestos contudo tem uma grande parte de beleza no colorido emprestado á Procissão até porque as meninas ( Senhoras) trajando como a foto documenta fazem realçar ainda mais o aparato.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Armindo e António

Se aplicasse aqui aquela Bela Leitura do Sermão da Montanha penso estaria nesta imagem muito o que nela significa. Felizes Os Humildes , Os Bondosos ,Os Misericordiosos,Os que Promovem a Paz ...etc Na verdade quer o Armindo quer o António Abegão Júnior "que hoje partiu"são para mim referencias que eu gostaria imitar.
Nas Festas de Janeiro de 1985 o Telmo e a Daniela com um Andor da Sala dos 3 anos do Centro com ofertas para S.Sebastião

1º de Maio 2010

Foi no dia 1º de Maio do ano passado num já habitual encontro de Amigos neste dia .A.Vieira,Etelvina,Manuel,Carlos,Esposa do José Manuel e êle ,Carlos Graça e Esposa , de costas F.Dinis. Se Deus quiser este ano continuaremos.

Três Crianças

Em 2-9-1955 a Anabela o João Martinho e Maria Raquel, já lá vão 56 anos . Duas Valadenses e um Lisboeta .

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mercearia Até 2008

Na sua Mercearia ali por de traz da fonte do Ti Joaquim Bentinho a Alda da Cruz e o Milito atendem os clientes . Dentro do balcão para alem dos proprietarios estão a ti Maria Zézéco e uma amiga de Lisboa . Foi mais uma mercearia que fechou ,não foi tanto a crise , foi mais a idade e saúde.

Montras de Troféus

Á Entrada do Pavilhão Gimno-Desportivo do Valado está uma Montra de Taças Troféus e outras Lembranças de Participações de Instituições da Nossa Terra .  Valado sendo uma Vila com pouco mais de 3 mil Habitantes bem pode Orgulhar-se das Colectividades cá existentes. Se a Juntar àquela Montra estivessem todas as outras... sem exagero poderia dizer que guarneceríamos o 2º piso do Pavilhão !

27 Anos da A.Dadores B.Sangue

A Associação dos Dadores de Sangue do Valado dos Frades Passou o seu 27º Aniversário neste mês de Fevereiro. Não é tempo para Festas mas não deixemos passar esta data sem que lhe enderecemos os Parabéns pelo trabalho desenvolvido e de modo especial a todos os Dadores de Sangue pela sua Boa Acção.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Passeio Turistico

Álvaro Amado - José Mata Ratos -Manuel Aioé e uma Madama Francesa que passou pelo Valado vão num passeio de carro de bois visitar os lugares Turisticos da Terra . Quem sabe se não dava resultado ?
Foi nos anos 60

Homenagem a Padre Afonso

A Autarquia no dia 18 de Abril de 1992 quis Homenagear o Sr. Padre Afonso que durante 3 décadas esteve a Paroquiar esta Freguesia de Valado dos Frades. Na foto podem ver-se o Homenageado, o Presidente da Junta Amável e filha, Carlos Manuel,Presidente da Câmara L.Monterroso,Vasco ,Abílio e outros.

Festas de 1995

É das Festas de S. Sebastião de 1995 . A tia Maria a Getina a Isabel e tantos outros percorriam algumas ruas da nossa Freguesia integradas na Procissão

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Famíliares na Bancada

Tal como aconteceu com a Equipa visitante também aqui o Clã ,Familiares dos jovens Basquetebolistas Valadenses ali estava para apoiar os seus .É muito importante o que se passa nas camadas jovens dos Desportistas Valadenses ,e não só, onde os Familiares são os Grandes suportes.

Hoquei do Valado

A Secretaria da Secção do Hoquei em Patins do G.D.da B.I.R do Valado funciona no Pavilhão Desportivo
O Deolindo lá continua á não sei quantos anos na sua missão. Muitos Trofeus conquistados....
A propósito,a nossa Equipa está a fazer um excelente Campeonato 2ª Divisão Nacional , na Taça de Portugal e os Júniores também vão muito bem no Campeonato Nacional .

Passeio na Lagoa

Nos anos 80 havia ainda muita água na Lagoa Grande e sempre que era oportuno até se dava uma voltinha de barco . Regíola , Alda , e outras pessoas lá iam descontraidamente com o comando do barco pelo Milito.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Centro Escolar do Valado

 O Edifício Principal do Centro Escolar já apresenta este lindo aspecto,parece estar próximo o acabamento
                   Na vista desta foto tirada de outro ângulo temos uma melhor ideia da dimensão da obra
A vista do topo Norte permite-nos ver ao longe a Maiorga e a Serra D'Aire ,Não nos é permitido visitar para além da vedação o que nos não dá para observar nos interiores 2 Piscinas "Tanques" para natação e outros pavilhões,certamente também Ginásio para além das Salas de Aulas. Vai lento mas está a andar. Será que na próxima Época Escolar será Inaugurado ?

ALMADA " BASQUETE" no VALADO

 Este Grupo de familiares e amigos dos Jovens que vieram disputar uma partida de Basquete no Valado
                                     ALMADA e VALADO Perfilados no início da partida .
O prometido é devido . Tal como ficou falado entre nós aqui vão duas fotos da vossa passagem pela minha terra de que espero tenha levado boa impressão e tenham feito uma boa viagem .

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PARA A ISABEL na Alemanha

 No dia do Casamento do Jorge em cima com a Mãe e aqui com os Padrinhos Filomena e Alberto
           No dia do Batismo do 1º filho da Aida e do Jorge .Bebé ao colo da Regíola ao lado a Mãe.
Para a Isabel que na Alemanha visita este Blogue . Estás a ver Isabel que sei quem és ? Tudo bem ?

Abate dos Pinheiros

 Após a marcação do pinheiro a abater "estava doente" ,é iniciado o corte em volta do mesmo
 A máquina aproxima-se encosta a torre ao pinheiro que já foi fragilizado com os cortes da serra
 Começando a força-lo á queda direccionada para o local escolhido ." O fotógrafo deu á sola"
                                               E o pinheiro está no chão
Logo outro elemento procede ao corte com medidas já pré definidas .Trabalho rápido e eficaz. E aqueles pinheiros com algumas décadas de vida são abatidos prematuramente é preciso salvar os que ainda restam porque esta doença nos  Pinheiros é mortífera e contagiosa.    Fotos de ontem 19-02-2011 junto ao Centro Escolar em construção.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DICAS PARA AS FOTOS SEGUINTES

Alguns esclarecimentos para as fotos seguintes que hoje sábado 19 de Fevereiro de 2011 fui fazer por me parecer que valia a pena dar a conhecer as obras destas novas vias que ligam Famalicão-Nazaré-Valado-Alcobaça-Pataias etc. A Ponte da Barca muito antiga e perigosa finalmente está a ser substituída por uma nova que a imagem documenta.Certamente que estas novas vias vem dar alternativas para um maior desafogo de rapidez "principalmente no Verão" para quem quer ir para S.Martinho,Caldas etc e quem vindo destas pretende ir para Marinha,Leiria ou Valado e Alcobaça . Se fui maçador peço desculpa.

Obras de Construção Vias diversas

                      De toda a envolvente desta Rotunda vislumbra-se uma paisagem muito bonita
        Á esquerda os telhados daquele Restaurante onde antes fora uma casa do Guarda-Florestal
 Á direita segue para a Rotunda próxima da Pederneira dando acesso á Marinha ou Valado,Alcobaça.
                                                      Para a esquerda Nazaré e Famalicão
        Aqui á nossa direita de onde vem a carrinha desce-se até á entrada do Valado "Águas Belas"
A Ponte nasce na estrada que vem de Famalicão ali na Barca está quási acabada e liga a esta Rotunda
Do cimo desta Rotunda foram tiradas estas fotos que pretendem dar um pouco a ideia dos trajectos a seguir

Ana e Cesário

 A Ana e o Cesário dois irmãos tornados emigrantes mas apenas um lá continua pois tem lá sua família constituída mas todos eles não esquecem Portugal que visitam muita vez . Foto dos anos 60

No Mercado de Alcobaça

Neste dia no ano de 1993 A Vitória e a Lubélia vestidas de vendedoras Valadeiras foram dar o seu contributo para uma festa com angariação de fundos para o Hospital em Alcobaça. As Abóboras ,as couves  e batatas eram produtos Made in Valado .

Um trio dos Imortais

Jaime Lóló , Vitória Gaspar e Joaquim Ferreira " Pica-Pau " são três dos elementos que faziam parte dum agrupamento que criaram e a que chamaram de IMORTAIS . Em 1993 numa festa em Alcobaça animaram o Mercado

Festas S.Sebastião 1982


Joel e o primo Rui  nas Festas de S.Sebastião de 1982 ,com outros dois companheiros levaram um tabuleiro " andor" ao seu lado para os ajudar ,a Zita .

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Mar visto por Pai e Filha

O Mar com o não sei quê de Nostalgico e strssante de calmaria  e de tempestade de belo e de medroso é sempre um passeio convidativo para nem que seja fazer uma foto. Alda e o pai Joaquim são essa prova. Anos 80 ?

Ronaldo-João Baião e o Carnaval em Alcobaça.

                                JOÃO BAIÃO no CARNAVAL em ALCOBAÇA no ANO 2000
O MELHOR JOGADOR de FUTEBOL do MUNDO RONALDO "Brasileiro" REI do CARNAVAL
Alcobaça foi durante alguns anos alvo de atenção pelo seu Carnaval .sustentado numa réprise Brasileira onde Música e Vestuário era semelhante ao do Rio de Janeiro "salvo as devidas proporções" .Elegendo figuras de topo como Reis desses Corsos tais como RONALDO " Brasileiro" nesse ano no Real Madrid onde venceu a Bota de Ouro e Melhor jogador do Mundo, O João Baião , a Sinhazinha etc.
O que é que tem a ver com o Valado estes Carnavais ?Muitos Valadenses foram figurantes nestes eventos .

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As Contas das Festas S.Sebastião

O Meu Pano de Fundo

É a Imagem que mais vezes vejo do Valado ,por gostar muito dela tenho-a como fundo do meu Computador.É o nosso Pavilhão Desportivo. De uma utilização intensa ,onde se treina e fazem jogos de Hóquei ,Patinagem Artística ,Basquetebol, Andebol,Ginástica etc.etc.