quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EMIGRANTES

Tradução
1875 No.  - Aos quatro dias do mês de Novembro de 1875,foi concedido passaporte para o Rio de Janeiro a António Devéras,solteiro,trabalhador.filho de José Devéras Moço,e de Ana do Nascimento do Valado dos Frades,do Concelho de Alcobaça,sendo seu fiador Teotónio Pereira,casado,negociante nesta cidade abaixo assinado .        Sinais caracteristícos do portador do passaporte.
Idade 19 anos,altura 1m,65 - rosto comprido - cabelo castanho escuro - sobr'olhos castanhos - olhos castanhos - cor trigueira - nariz regular - boca regular - barba nada.
                    Teotónio Pereira .
Se os Portugueses foram um povo de descobrimentos, O Valado deu também seguimento a essas descobertas , e muito cedo começou a Emigração de Conterrâneos nossos em busca de uma vida melhor... que por vezes não resultou .
para o Brasil,desde a data daquele documento até 1906,estão registados 20 pedidos de Passaporte . Fica para outro dia o nome deles , entretanto segue a foto e nome de 1 que cá tem muitos familiares. Para ver no http://valadodosfradesfotos.blogspot.com/   outro Blogue " Um Século de Fotografias"

Sem comentários:

Enviar um comentário