domingo, 21 de outubro de 2012

Cerâmica portuguesa leva Europa a cobrar taxas à China

A Comissão Europeia avaliou o teor desta queixa - um processo que acabou por ser subscrito por outros produtores cerâmicos europeus -, e considerou que o assunto tinha uma base sólida para ser apreciado.Cerâmica portuguesa leva Europa a cobrar taxas à China

A indústria cerâmica portuguesa apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra a China por prática dedumping. Por causa disso, as importações chinesas vão ser taxadas



Marcelo Sousa, vice-presidente da APICER, venceu a 'guerra' da cerâmica
Marcelo Sousa, vice-presidente da APICER, venceu a 'guerra' da cerâmica




É verdadeiramente uma história de David contra Golias, mas desta feita feita pode dar a vitória aos mais pequenos, ou seja, a Portugal, que obrigará o gigante chinês a pagar taxas aduaneiras médias de 39% aos produtos cerâmicos chineses que entrem na União Europeia.
O caso começou quando a indústria cerâmica portuguesa apresentou uma queixa na Comissão Europeia contra a China, por colocar à venda na Europa produtos cerâmicos muito abaixo do seu custo de produção - o designado dumping de preços.
Assim foi. As instâncias europeias deram razão à queixa contra a China. Agora, o vice-presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER), Marcelo Sousa, aguarda que as taxas de importação propostas para as cerâmicas chinesas que entrem na União Europeia - entre 15,9% e 59,3% - sejam aceites pelo Comité Anti-Dumping da União Europeia, que debaterá o assunto na próxima terça-feira.
As taxas aduaneiras começarão a ser aplicadas aos produtos chineses a partir de 16 de Novembro.
"Se forem aceites as taxas aduaneiras propostas pela Comissão Europeia, os produtos chineses deixarão de fazer tanta concorrência à cerâmica portuguesa, o que permitirá que os produtores portugueses do sector possam receber novas encomendas de produção e evitará que haja uma deslocalização da produção para as empresas chinesas", refere Marcelo Sousa.
Portugal é o maior produtor europeu do sector da cerâmica, mas a China é o segundo maior parceiro comercial da União Europeia (depois dos EUA). As trocas comerciais entre a UE e a China deverão atingir em 2012 o recorde de 500 milhões de euros, segundo estimativas europeias.

NOTA : Esta Mensagem foi-me Enviada e que Público com todo Gosto e Interesse .Alberto C. Santos

1 comentário:

  1. não há duvida que hoje ao visitar o seu "BLOG" esta para mim foi uma boa novidade quem me diz que se estas taxas fossem aplicadas há mais anos atrás não teriam fechado tantas empresas de cerãmicaq eira Deus que quem tutela estas situações tenha o bom censo de ver que na verdade esse país foi um grande causador de a industria de cerãmica estar hoje de rastos

    ResponderEliminar