sexta-feira, 10 de maio de 2013

JOÃO LATOEIRO





                                      João Luiz dos Santos " João Latoeiro "   O MEU PAI

Como referi no dia 6-5-2013 dia em que faria 105 anos do seu nascimento,disse vir a falar dele próximamente, ia fazê-lo hoje, mas como posso fazê-lo de um HOMEM que a pesar de viver apenas 47 anos teve uma vida tão intensa  e cheia de Valores em Prol de uma terra que até não era aquela onde nascera , nasceu em Alcobaça mas foi no Valado onde casou com 22 anos e viveu.
 João Latoeiro era assim conhecido porque seu Pai , um Irmão e ele próprio tinham essa profissão e seu filho mais velho "Milito" também chegou a sê-lo. De uma família muito humilde e pobre numa casa onde a fome também morava,quantas vezes ele e seus 6 irmãos se deitaram sem comer....dizia eu que foi no Valado que a sua força e dinamismo a sua capacidade de Servir ou Liderar mostrou o seu Valor,eu penso que o que Ilustra e Retrata esse HOMEM é Sendo Analfabeto  ter chegado a Presidente da Biblioteca Instrução e Recreio !Foi no seu mandato que se deu o lançamento da primeira pedra para a feitura dos 1ºs balneários e vedação do campo de futebol em 1955.
 Foi dirigente do Clube R.B.Valadense , Era a pessoa onde toda a gente recorria quando partia um braço ou uma perna ou tinha outro qualquer problema de ossos, não era medico não ! levava-os á Corredoura "Porto de Mós" ao Conserta ossos como nós dizíamos,não havia pagas porque ele não queria e alguns nem tinham com que pagar, ás vezes nem ao Sr. Manuel lá da Corredoura.
Quando haviam fogos nas Matas Nacionais aqui na nossa terra ou nas habitações ,quem era o primeiro a aparecer e a comandar as operações? O João Latoeiro .Foi durante alguns anos quem matava os suínos "Porcos" para o talho do Sr.José Guilhermino e Guilhermina Sequeira e posteriormente do Ti Nuno... tinha uma predilecção pela caça ao ponto de algumas vezes deixar o trabalho em stand-bay e como a Grande contabilista sua mulher lhe chamava a atenção para o facto... vendeu a espingarda e acabou o Vício. Se as lágrimas são bálsamo na dôr.... as vezes que me escorreram ao escrever este, para vocês certamente longo, mas para mim pequeníssimo texto ,o Bem que sinto tê-lo feito ..

Sem comentários:

Enviar um comentário